Fique Sabendo
Pe. Guanair, pároco de Benfica, vai para nova missão - 14/01/2015

3755 acessos.

Na próxima quarta (14), o Pe. Guanair da Silva Santos preside missa em Benfica que encerra seu ministério paroquial na localidade e se prepara para nova missão. "O padre é um coadjuvante que ajuda e aprende. Mas a comunidade é a verdadeira protagonista da caminhada que assume", afirma com modéstia.


Ele chegou à Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Benfica) no início de 2009. Conseguiu mobilizar várias frentes de atuação, organizando administrativamente e orientando espiritualmente seus paroquianos. Durante sua gestão foram realizadas várias obras e melhorias, na Igreja Matriz e nas capelas das dez comunidades. Também obteve a doação do terreno para a construção da capela no Conjunto Residencial Miguel Marinho.


Pe. Guanair, o primeiro pároco negro de Benfica, fez um trabalho de valorização da cultura e memória afro-brasileira sendo idealizador da Semana Afrobenfiquense e da Medalha Escravo Antônio. Ele promoveu o resgate da história no Jubileu de 70 anos em 2013. Realizou uma exposição de livros antigos, fotografias, outros documentos e ainda auxiliou a pesquisa e produção dos vídeos que narraram, por meio de depoimentos, a história da paróquia, da origem à atualidade.


O padre incentivou os paroquianos a participarem da vida comunitária e reivindicarem melhorias como o retorno do atendimento na Policlínica de Benfica e a necessidade de um cemitério na Zona Norte.


Novo desafio

Pe. Guanair será o novo pároco de Ewbank da Câmara e Paula Lima. Nas localidades, ele pretende recuperar o patrimônio material e valorizar a memória e a história dos católicos na região. A Igreja de Nossa Senhora da Assunção, por exemplo, já tem mais de 250 anos. Ele também quer incentivar nas comunidades a prática da economia solidária e do associativismo, pois a região tem grande vocação para a agricultura familiar.

Celebrações

A missa de envio para nova missão acontece nesta quarta (14), 19h, na Igreja Imaculada Conceição, em Benfica.
As missas de início da nova missão, presidida pelo senhor Arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, será realizada no dia 1o. de fevereiro, 8h, na Paróquia de Santo Antônio em Ewbank da Câmara e 10h na Paróquia Nossa Senhora Assunção em Paula Lima.

Comentários:

Miguel Ribeiro Gomide - Santa Helena - Juiz de Fora-MG - 16/01/2015
A santa madre igreja não admite opiniões. Seu lema é \"faças o que eu mando\". Antes, não era assim. Em Juiz de Fora po exemplo,o saudoso bispo Dom Justino José de Santana até mesmo possui estátua na frente da Catedral. O que fez por Juiz de Fora, hoje é história. E aqui foi aclamado em vida e inumado com pesar e lamentos de seus paroquianos. Então, porque transferir o Padre Guanair? Ele está realizando uma grande obra em Benfica e a paróquia o aplaude. Data vênia, a determinação soa como um ultrapassado paternalismo inquisitorial diverso do democrático Papa Francisco. Um desligamento sem motivo justo e sem justificativas aos paroquianos de Benfica. Faças o que eu mando...
  
    Comente!
© direitos reservados desde 2008 -  benficanet.com - contato@benficanet.com