.................................................................................................................................................................
Matéria Especial
Pedalar no trânsito...  26/04/2013

3447 acessos.

Trânsito: carros e mais carros, ônibus, motociclistas apressados, pedestres.
E nós, ciclistas. Como é que a gente faz?


Pedalar no trânsito parece impossível para muitos, principalmente para quem mora em cidade grande. Será mesmo? Se isto é verdade, por que tem aumentado o número de ciclistas nas ruas?

O que é verdade ou imaginação sobre segurança no trânsito?
Segurança no trânsito é estabelecida a partir de números, estatísticas, encontrados através de pesquisas realizadas com base científica, que dizem de fato o que é seguro, perigoso ou inseguro para o condutor de um veículo, pedestre ou qualquer outro que esteja participando do trânsito.
O resto é imaginação (ou ficção) popular, e esta sim, costuma ser perigosa.

Normalmente, quando acontece um acidente a história corre de boca em boca, e em pouco tempo parecerá que houve um acidente em cada esquina e a cada minuto. Há um certo prazer em contar e ouvir histórias deste tipo. Mesmo depois de muito tempo, um acidente sempre é uma conversa interessante. O que foi um tombo causado por um susto acaba se transformando num coitado sob as rodas de um ônibus.
É como no caso dos aviões: há em média 2 (sim, dois!) acidentes para cada milhão de decolagens, o que transforma o avião no meio de transporte mais seguro existente. Mesmo assim só se fala nos que se esborracharam. Detalhe: nestes dois raríssimos acidentes não necessariamente houve morte, nem um arranhão sequer (o avião apenas pousou de barriga).

A imensa maioria dos ciclistas pedala sem sofrer acidentes de trânsito! Mas, bom mesmo é quando há sangue na conversa.
O fato é que as pessoas se apegam a certas verdades muito mais para evitar a possibilidade de mudanças em suas vidas do que para qualquer outra coisa. "Vai que pedalar é muito mais seguro que imagino, eu vou ter que assumir que estava errado todo este tempo".

O que é novo é estranho e traz receios. Para quem pedala pela primeira vez no trânsito a situação pode parecer assustadora. Só nos conscientizamos que a maioria dos perigos são imaginários com a convivência, a prática.

Trânsito é previsível, tem lógica, responde à física. Há uma parte psicológica? Sim, mas esta também é previsível.
Todo acidente é causado por um erro, uma falha. Se não houver erro ou falhas, não haverá acidente. É óbvio, parece uma afirmação besta, idiota, mas não é, muito pelo contrário. Quem compreende esta verdade, entende o que é segurança no trânsito e praticamente zera a possibilidade de um acidente.

Antes de culpar o outro, descubra qual é seu erro e você descobrirá a solução para o conflito.

Para o ciclista em qualquer lugar:

1. Seja educado;

2. Obedeça as leis de trânsito;

3. Sempre sinalize suas intenções;

4. Use roupas claras ou chamativas;

5. Mantenha os refletores limpos;

6. Evite ruas e avenidas movimentadas;

7. Mantenha-se à direita e na mão de direção;

8. Não faça zig-zag: procure pedalar mantendo uma linha reta;

9. Aprenda a ouvir o trânsito.


Fonte: escoladabicicleta.com.br

E no último domingo (21) a galera do Pedal Ecológico se reuniu no ponto de partida, Padaria Flor de Trigo, onde acontece a concentração para a pedalada. Dentre os participantes estavam Sander Venzi (GFT Artes Gráficas/Benficanet), Aldimar (Aldibike), Sidimar Damasceno (Leão Games), Sandro e Silvano (Auto Center Vapt Vupt), Elzenir (Papelaria Aquarela), Emerson Fávero (Elétrica Santa Edwirges), Fabiano (Euphoria), Alex Callegaro, Regis Passos (Reciplast), Willian, Wagno e Juninho. Nessa pedalada realizaram o trajeto Benfica à Humaitá, retornando pelo Morro do Sabão, saindo no bairro Milho Branco e através do acesso Norte voltaram à Benfica.

Confira algumas fotos!

pedal_ecologico2
pedal_ecologico2
pedal_ecologico3
pedal_ecologico4
pedal_ecologico5
pedal_ecologico6
pedal_ecologico7
pedal_ecologico8
pedal_ecologico9
pedal_ecologico10
  
    Comente!
Comentários:

Julio Cezar Gasparete Teixeira - Milho Branco -JF - 04/05/2013
Amanhã tem mais!! Tô dentro!!! Abraços a todos!!!

Sidney - Benfica - Juiz de Fora - MG - 29/04/2013

É isso aí Galera. A equipe está crescendo... Força para aguentar me acompanhar... valeu...

Regis Passos - Milho Branco - Juiz de Fora - MG - 29/04/2013
É sempre uma satisfação poder pedalar com essa galera!!!
   Abaixo todas as matérias com Pedal Ecológico:
© direitos reservados desde 2008 -  benficanet.com - contato@benficanet.com